domingo, 31 de agosto de 2008

Todos Iguais Todos Diferentes

Ao passarmos
pela rua,
alguem nos estende a mao,
um velho a pedir esmola ou uma crianca a pedir pao.
Sao os sem-abrigo que vivem a mendigar por uma pequena esmola;
sao capazes ate de chorar.
Fazem de quase tudo,
para poderem sobreviver,
desde arrumar carros,
ate pensos vender.
Ninguem se importa com eles,
todos os tentao
ignorar estes seres esquecidos que nao tem o direito de sonhar.

Quem sou eu?

Eu sou quem sou,sou como sousou um ser humano como muitos são com uma personalidade diferente e quase semprecom razão.Percorro caminhos longinquos aqueles que o destino me reserva, adorava que fosse tudo mais fácil para não ter grande perda. Confesso-me também forte por fora na minha aparência, fraca por dentro, mas com pacência. Adorava poder escolher os caminhos por onde ir, a vida que poderei levar certa, perfeita e sem razões para me matar.

Palavras que choram...

palavras que choram são lágrimas que caem são sentimentos que no coração moram são sentimentos que do coração saem. é dor que sai do nosso coração é paz que alivia a nossa alma é o fim de um furacão e o começar da calma. é sossego que invade o nosso ser é vazio que se sente no peito são lágrimas pelo rosto a escorrer por algum mal que nos foi feito. lágrimas que caem são sentimentos que no coração moram e que quando do coração saem são palavras que choram.

Meu Anjo da Guarda

Meu anjo da Guarda Meu guardião Que guardas o meu coração E proteges a minha alma.Meu anjinho Meu amiguinho Que me acompanhas Nas horas de muito carinho E naquelas de grandes tristezas.Tás comigo Desde que vim ao mundo E nunca me abandonaste Sempre me ouviste.Sem te conhecer Já gosto imenso de ti Desejo um dia poder te ver Para te agradecer E amigos sempre seremos.Sabes tudo sobre mim Tudo o que eu sinto Tudo aquilo que penso Tudo o que passa pelo meu pensamento Tudo o que eu mais desejo.Nos meus sonhos Tu entras Através deles Tu comunicas Só desejo os poder percebe-los.Num momento de muita confusão Através do meu coração Tu me aconselhas Tu me ajudas.Dedico-te a ti E só a ti Este poema.

O que sejas...

Sejas mais que o sol, mais que a força, mais que o ombro amigo, mais que um dia bonito, sejas o que melhor esperam de você e o mundo ficará encantado, os dias serão coloridos e o viver pleno e intensamente abençoado; Sejas mais que a bandeira da paz, mais que uma voz no silêncio do injusto, mais que o conforto espiritual, mais que uma lembrança boa, sejas tudo o que de bom pode haver para pavimentar o seu e os outros caminhos com pedrinhas de felicidade; Sejas mais que uma noite sem medo, mais que uma chuva benfazeja no árido de corações desprotegidos, mais que um cartão de aniversário, mais que um abraço aconchegante, sejas o ninho a abrigar os que carecem de proteção, de amparo e palavras mais que amigas; Sejas mais que podes ser, mais que pensas e praticas, mais que o seu coração ordena, mais que seu espírito espera de você, sejas sempre e para sempre o ser que traz em si a marca dos humanos, puros e agradecidos humanos, que fazem parte dos eleitos para amaciar outras vidas, para acalmar rebeldes e insaciáveis corações, para fazer do existir um exemplo a ser copiado,xerocado, escaneado por quem assim o desejar.

Caminhada no Planeta

Viver, caminhar no planeta, respirar, tudo é de uma certeza sem par: vivemos para amar, vivemos para doar, repartir, auxiliar, cuidar, proteger, vivemos para amparar, acudir, servir, participar, e tudo isso registra e marca nossa pisada na terra que nos acolhe e nos acolherá para toda a eternidade. Pisar na terra sem marcar, caminhar nela sem rabiscar uma linha do verbo amar, é de uma inutilidade que empobrece, cega, ensurdece e desmerece a condição humana. E só quando temos a pura certeza de que aqui estamos para marcar, para cá viemos como forma de registrar nossa passagem, só então passamos a saber o valor de uma pisada marcante, a valia de um passo dado com o intuito de desenhar no chão da existência um coração -daqueles sempre aberto, sempre ofertando abrigo, sempre acolhendo e tornando a vida de alguém mais completa e recheada de uma felicidade estonteante. Portanto, não passe por aqui sem saber o sentido da vida, sem descobrir a razão maior, sem perceber o porquê de estares respirando, caminhando na terra que acolherá seus passos, torço eu, transformadores e profundamente marcantes.

Máscaras

Desde que chegamos ao mundo, pessoas tentam nos proteger mesmo sabendo que só aprendemos quando damos com a cara na parede. De qualquer forma é assim que o mundo funciona, como diz o ditado "gato escaldado tem medo de água fria". Só aprendemos a não colocar a mão na tomada quando tomamos choque, só aprendemos a esperar a comida esfriar quando fritamos nossa própria boca e por aí vai, através das experiências vamos formando nossa personalidade, que, aliás, é sempre mutável até o dia de nossa morte, quando finalmente, paramos de aprender. Ao menos nesse plano. O fato é que isso acontece não somente enquanto somos crianças e com coisas que nos machuquem físicamente. Qaundo crescemos vamos, a cada frustração, a cada dor, fugindo da fonte causadora ou reagindo contra ela. Seja uma morte, seja uma perda, seja uma agressão, enfim, cada sensação ruim gera uma reação. Essas reações, na maioria dos casos, geram máscaras, ou seja, nos tornamos mais fortes perante o mundo, mas não necessariamente forte na intimidade. Claro que, as vezes, aprendemos e evoluímos com erros e frustrações, mas é nítido que se esconder é uma forma, no mínimo, mais fácil de lidar com algo que te incomoda. Só que aí você deixa de agir por livre e espontânea vontade, isto é, você passa a auditar cada passo, premeditar cada reação, manipular o que não é manipulável. Nos tornamos adultos e muitas vezes frios, manipuladores e sozinhos, não perante ao mundo, mas para si próprio, que é o pior dos julgamentos, o mais evitado e o único inevitável. Quantas vezes nos pegamos pensando em coisas que são fatos e nós mesmos evitamos o assunto, até em pensamento. Com certeza hoje em dia não tomamos mais choques em tomadas, mas isso faz de nós mais felizes ou meramente menos tristes?

Nós é que mudamos...

Quando não estamos realizados com alguma coisa, e temos a certeza de que algo necessita ser feito, que uma mudança precisa acontecer, iniciamos o processo de mudança mudando primeiramente nós. A partir da constatação de que é preciso mudar, o primeiro e mais importante passo acontece em nós, quem muda primeiramente somos nós, começa em nós o processo de mudar nossa maneira de pensar, nosso jeito de ver as coisas, nossa forma de se relacionar com o mundo e as pessoas. Muitos não sabem disso e se debatem entre fantasias, dicas de revista, toque de amigos, conselhos furados... e quanto do tempo é extraviado em receitas falsas. Coloque isso em sua cabeça: toda e qualquer mudança começa em você, começa na sua necessidade de contrariar o que não realiza nem alegra você, aquilo que não dá prazer e sobrecarrega você de dores e frustrações. Consciente disso, ou seja, de que mudar é preciso, você deu o primeiro passo para as transformações que sua existência grita. Por último, lembre-se: OU A GENTE MUDA OU NADA MUDA.